domingo, agosto 31, 2008

"Duelo Animal": Land Rover Defender 90 vs. Leão


Land Rover Defender 90


É o modelo mais tradicional da Land Rover. A primeira versão foi lançada em 1948, sendo aprimorada até hoje.
Projetado para trafegar nos piores caminhos, ou mesmo onde eles não estão delineados, o veículo é um utilitário que incorpora o que há de mais moderno em tecnologia de veículos 4x4. Pode ser encontrado nas versões SW, jipes com teto rígido de três ou cinco portas, e picapes, com cabine simples ou dupla. Construídos com carroceria totalmente em alumínio, têm menor peso, mais estabilidade e maior robustez. O sistema de tração 4x4 é permanente, com reduzida e bloqueio do diferencial central. Esses recursos e mais a suspensão com eixos rígidos e molas helicoidais, os tornam mais adequados para o trabalho duro em condiçõe extremas e para as grandes viagens.

Leão

Esses grandes felinos vivem em bandos de 5 a 40 indivíduos, sendo os únicos de hábitos gregários. Em um bando, há divisão de tarefas: as fêmeas são encarregadas da caça e do cuidado dos filhotes, enquanto o macho é responsável pela demarcação do território e pela defesa do grupo de animais maiores ou mais numerosos (como eventuais ataques de hienas, búfalos e elefantes).
São exímios caçadores de grandes herbívoros, como a zebra e o gnu, mas sabe-se que comem quase todos os animais terrestres africanos que pesem alguns poucos quilogramas. Como todos os felinos, têm excelente aceleração, mas pouco vigor. Por isso, usam tácticas de emboscada e de ação em grupo para capturar suas presas. Muitos leões desencadeiam o ataque a 30 m de distância da presa. Mesmo assim, muitos animais ainda conseguem escapar. Para sobreviver, um leão necessita ingerir, diariamente, cerca de 5 quilos de carne, no mínimo, mas caso tenha a oportunidade, consegue comer até 30 quilos de carne numa só refeição. Isto acontece porque nem sempre os leões são bem sucedidos, e, logo, sempre que o são, aproveitam toda a carne disponível para não precisarem voltar a caçar tão cedo.

Duelo Animal

Colocados frente a frente, ninguém duvidava de que a Land Rover Defender 90 iria levar a melhor, mas o rei dos animais utilizou parte do seu repertório de táticas de emboscada e garantiu quatro presas para pelo menos duas refeições. Veja a seqüência de fotos: